sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Vive la France!

Minha mãe e minha irmã voltaram essa semana de Paris. Ontem eu estava vendo as fotos da viagem e em uma delas minha mãe estava abraçada com um freira. Perguntei a minha irmã de onde a minha mãe tinha tirado aquela serva do Senhor e ela me disse que estava tendo uma procissão no rio Sena e que minha mãe, que recentemente parece ter passado a achar a idéia de se tornar beata um destino digno para si própria (a idade faz essas coisas com as pessoas?), estava muito entusiasmada com a cerimonia. A freirinha então se aproximou para conhecer a tão alegre e consagrada jovem senhora e contou que era irlandesa. Minha mãe perguntou a ela por que ela não estava lá embaixo, nos barcos da procissão e ela disse que trabalhava num presídio próximo e não junto a uma paróquia. Neste momento um homem sozinho passou rodando a camisa com as mãos pra cima dizendo: "Je suis libre, je suis libre!" e a freirinha exclamou: "Oh, he is free!".
Algumas fotos depois eu vi o tal presidio, que fica as margens do rio Sena. Foi lá que a Maria Antonieta ficou presa antes de ser morta pelos revolucionários. Fiquei pensando no quanto deve ser angustiante estar numa prisão as margens do rio Sena e no quanto aquele homem devia estar feliz por ser libertado numa noite bonita do verão europeu.
Ah, o velho mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conte-me tudo.