quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Em linha reta.

O edital saiu em junho. Tirei xerox de todos os textos. Comecei pelo Weber. "Classe, estamento e partido". Depois Bourdieu, a introdução de "As regras da arte", Durkhein, "Métodos primitivos de classificação", Mauss, "A noção de pessoa", Sérgio Miceli e o programa da Hebe Camargo, Becker, "Outsiders", Roberto Damata com seu plágio relevante do Sérgio Buarque de Holanda, "Você sabe com quem está falando?" e Mary Douglas com "Pureza e perigo". Fichei os oito textos, escrevi resumos já com as idéias organizadas, li comentadores e pedi ajuda aos amigos da área. Antes disso teve o projeto e a carta de intenções que eu elaborei e reelaborei com todo o cuidado um milhão de vezes. Cheguei a escrever na minha agenda o nome das pessoas que me ajudaram pra não esquecer de agradecer. Veio a prova de inglês, 144 pessoas. Passei. Na prova dissertativa eram 96 concorrentes. Perguntavam a diferença entre um grupo de individuos e uma sociedade e na segunda questão questionavam se pensar é classificar e se classificar é constituir ordem social. Usei sete autores na primeira e cinco na segunda. Cinco laudas de prova. Enfase em Weber e Durkhein, todas as associações bem feitas. Rascunho lido e relido. Passei a limpo e saí faltando 10 minutos pro tempo acabar. Tive certeza de que tinha feito o meu melhor. Era uma quinta feira de sol e alivio. Aguardei por tês longas semanas e contei as minhas respostas até pro meu porteiro. Desde quinta feira passada eu já olhava o site pra ver se o resultado tinha saído. A porrada veio hoje as 11 da manhã. Tirei 4,5 na tal prova e não passei. Não entendi. Não é pra entender. Vou tentar outras duas ou três seleções e ler mais uns 30 grandes nomes do pensamento social brasileiro e mundial. Não quero mais ser historiadora, mas não sei se vão me aceitar em outro lugar. Não sei fazer melhor. Me envolvi e me empenhei por três meses e agora me resta aprender com essa nova modalidade de derrota. Que merda.

4 comentários:

  1. =////


    depois dessa não tenho mais medo do que vai ser de mim... TENHO PAVOR!

    besitos e não fica assim não, sociólogo é um nando de mau comido e amargurado! vc é linda e se veste bem, não tem perfil pra passar o resto dos seus dias lendo marx não! ;0)

    ResponderExcluir
  2. amiga, não fica assim!!! não desista de nada por causa de uma nota que todo mundo q viu seu empenho não consegue entender... a banca é feita de seres humanos, que tem preconceitos e interpretam errado muitas vezes o que queremos dizer... não ache q fez tudo errado ou escreveu besteira por causa disso... e não desista de tentar! todo mundo acredita muito em você!
    bjos

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.