segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Minha casa sou eu.

Naquele filme "Sou feia, mas tô na moda" tem uma sequencia que mostra o compositor do "rap da felicidade", explicando em que circunstâncias ele compôs essa música. Foi num dia que ele estava num taxi com os dois filhos pequenos, voltando de algum passeio e quando o taxista chegou na entrada da Cidade de Deus disse que dali não passava. Ele tentou argumentar dizendo que estava pagando e que tinha direito ao serviço, mas não adiantou, o motorista disse que nem fazia questão de receber, só não queria entrar ali. O tal mc, cujo nome eu acho que é Cidinho ou Doca, mas não tenho certeza, disse que naquele momento ele se deu conta do quanto se sentia ofendido por alguém não querer entrar na casa dele. Ali era a casa dele.
Eu nunca tinha sentido isso até pouco tempo atrás, quando comecei a ouvir comentários de algumas pessoas, até bastante próximas, sobre o meu bairro. E hoje, numa reuniãozinha na casa de um amigo, eu entendi que realmente dói muito ver alguém falando mal do lugar onde você mora.
Eu praticamente nasci na Tijuca, a minha mãe trabalhou a vida inteira aqui, eu sempre estudei em escolas daqui. É aqui que eu faço a unha, que eu corto o cabelo e que saio de casa sem me arrumar. Foi na Tijuca que eu fiz cursos de inglês, francês, amigos e terapia. Não há lugar no mundo que me pertença mais do que esse. E eu não pertenço mais a nenhum outro lugar. Falar mal daqui é falar mal de mim, da minha história, de tudo o que eu vivi. Esse papo de "A Tijuca já foi boa, eu conheço tudo por lá, a minha avó morou lá nos anos 70...", isso é ridículo. Eu não fico me questionando se a Tijuca é boa ou não. Esse é o lugar que eu moro, tudo aqui é meu, sendo feio ou bonito, perigoso ou não. Quem conhece a Tijuca sou eu, que moro aqui há 17 dos meus 24 anos. Eu me sinto ofendida e machucada de verdade quando ouço pessoas dizerem que não vêm ao meu bairro, ou que não sabem como andar por aqui depois das oito da noite.
Vão tomar no cu todos esses elitistas de merda que pensam que o Ipanema é o centro do mundo. Quer sair daqui pra morar na Zona Sul? Ótimo. Eu também adoraria morar perto do cinema e iria se tivesse oportunidade. Mas não fale mal do lugar de onde eu vim, não seja pretencioso a esse ponto. Eu não sou uma inocente do Leblom, nunca fui e não lamento. Minha vida longe da praia teve como único problema grave, os amores contrariados, que existem aqui, no Pão de Açúcar e em Nova York.
Será possível que as pessoas não entendem que precisam ser humildes? Meu Deus! Enquanto esses setores bestas da classe média não perceberem que o barco é o mesmo pra todo mundo, vai tudo continuar uma merda. É arrastão no túnel Zuzu Angel, sequestro relâmpago em Copacabana, ônibus queimados em Bonsucesso e crianças arrastadas na Tijuca. É uma cidade partida, suja e cheia de miseráveis por todos os lados. Tem gente talentosa, futil e filha da puta aqui e lá. Quem não entende isso, pra mim não vale a pena. Quem tem um mínimo de consciência e bom senso não fala mal da casa dos outros.
Agora de madrugada, no taxi, debaixo de um temporal arrebatador, eu fiquei olhando essas ruas por onde eu passo todo dia e acho que nunca fui tão apaixonada por elas. Pra mim tudo começa e termina aqui.

7 comentários:

  1. ah, eu vi o temporal, ele tava começando e eu estava partindo. agora fiquei com ciúme bobo de não ter participado dele.
    quero um dia suco na Mariz e Barros. Você sabia que eu moro numa Mariz e Barros também?

    ResponderExcluir
  2. uhull é o bonde da tijuca! eu tb só moraria na ZN pra ficar perto dos cinemas em época do festival do rio,pra economizar passagem! rsrsrs!
    já saí daqui, pra presenciar um assalto à mão armada em pleno leblon!

    são ridículas as pessoas que ficam cagando goma e criticando aonde os outros moram!

    ResponderExcluir
  3. Adoreeeeeeeeeei o seu post! Eu acho a Tijuca tão fofa, tenho lembranças mto boas daí pq tinha um amigo ótimo q morava ali perto do Shopping Tijuca e passava as tardes na casa dele vendo filmes e falando sobre músicas e HQs. Essa gente q fica falando mal da casa dos outros acha q é 'in', mas está sendo é mal-educada mesmo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cecília. Estou realmente emocionada com o seu post. Vou contar um pouquinho da minha história e a minha paixão arrebatadora pela Tijuca. Nasci no Rio, passei 18 anos em Nova Friburgo, voltei e fui morar perto da faculdade que tinha passado. Morei por 6 anos na Gávea. Não por escolha, mas necessidade de morar perto da faculdade. Digo que odiei morar na zona sul. Claro que milhares de cinemas perto, praia, museus e bom demais. Mas é só. O que realmente é importante nessa vida são as relações humanas e isso é o que falta em muitos lugares da zona sul. Ninguém dá bom dia, são mal educados, todo mundo anda com nariz em pé, vizinhos são fantasmas, tudo muuuito caro. O que é o Supermercado Zona Sul??? Então, morava em um micro apartamento com mais duas meninas. No mês passado me mudei para a Tijuca em um apartamento gigantesco (para os meus parâmetros), consigo andar pela casa, hehehe. E eu tenho um área, área!!! As pessoas são muito simpáticas, tem de tudo por aqui, supermercados baratos, vizinhos, realmente vizinhos. Acho que aqui até o céu é mais claro, viajem? Estou adorando. Apaixonada!!! Nesse pouco tempo morando aqui tb já ouvi desaforos sobre o meu bairro e o defendi com unhas e dentes. Bem, é isso! Só gostaria de dizer que vão a merda todos que falam mal da Tijuca, meu bairro.

    ResponderExcluir
  5. Pois é...se vc se sente assim, imagina como não se sentem as pessoas que moram em Bangu, Realengo, Penha, Nilópolis,Nova Iguaçu, Vargem Grande...Todos são lugares que tem história para as pessoas que moram lá, todos são lugares onde moram pessoas ricas e pobres (sim não tem só gente pobre nesses lugares), todos são lugares que tem suas belezas e suas feiuras e todos são lugares que são muito mais mal vistos e quistos que a tijuca.

    ResponderExcluir
  6. Maria Isabela querida, eu concordo com você que os bairros que vc citou aí e muitos outros são muito mais mal falados do que a Tijuca, só que aqui eu falo da minha vida e me incomodou muito ter que ouvir falarem do meu bairro. Eu me compadeço da dor dos outros, mas esse blog é o espaço da minha dor, entendeu? Um beijo.

    ResponderExcluir
  7. É isso aí! Não sou do Rio, mas a Tijuca é meu bairro preferido nesta cidade. Não trocaria a Tijuca por nenhum outro bairro, mesmo não tendo qualquer ligação afetiva pre-existente com o bairro.Aliás, não sei explicar direito porque gosto tanto da Tijuca! E a propósito, sofro do mesmo problema com meu querido bairro, o Ipiranga, em São Paulo. Não sei se vc conhece, mas é um bairro de certa forma parecido com a Tijuca (não digo na aparência, mas na essência). Os ipiranguistas como eu tem que ouvir as mesmas barbaridades que vcs tijucanos,mas o importante é o local em que nos sentimos bem, à vontade. PArabéns pelo texto e saudações ipiranguistas e tijucanas!

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.