domingo, 22 de novembro de 2009

Bom conselho.

No prédio da Prefeitura na Presidentes Vargas, foram colocadas três bandeiras enormes com fotos de crianças esportistas em comemoração as Olimpiadas de 2016. A principio era uma menina branca de maiô e toca de natação, uma outrz morena de maiô de ginástica Olimpica e um menino, também branco, de kimono.
Quando vi isso, em outubro, me perguntei imediatamente onde estariam as crianças negras em 2016 Certamente não seria nas competições que vêm para salvar a cidade da barbárie.
Sou a favor das Olimpíadas e me emocionei quando, dentro do metrô, ouvi o anúncio da nossa vitória. Não votei no Eduardo Paes, mas reconheço a competência dele. Esse governo, mais do que nunca, foi eleito pelo povo. As classes médias votaram em peso no Gabeira. No entanto, o choque de ordem (que eu também não sou contra) e as propagandas das Olimpíadas, me parecem bastante elitistas.
Pois bem, essa semana olhei para a Prefeitura e vi que no lugar do menino branco judoca, estava um negro com bola de basquete. Respirei aliviada pelo bom senso, ainda que tardio, da acessoria do prefeito e me entristeci em solidariedade a família do menino branco, que devia estar super orgulhosa da imagem dele em destaque logo na entrada do Centro nervoso da nossa metrópole.
Sou apaixonada pelo Lula. Sempre votei nele. Acredito no crescimento do Brasil e me calo diante das alianças duvidosas do PT. Tenho achado, porém, que os publicitários da presidência da República estão papando mosca em não agendarem pra ontem um pronunciamento oficial do salvador da pátria sobre o apagão do dia 10 desse mês.
Eu relevo o apagão, o Sarney e o que mais vier, mas seria de bom tom que houvesse apenas uma demonstração mais direta de preocupação com a escuridão em que todos nós nos encontramos naquela terça feira, tendo sido culpa de quem for.
Não sou de reclamar, penso positivo. Quero tudo pra cima. No entanto é preciso que se entenda que a população é condescendente, mas não é cega.

4 comentários:

  1. Certamente estarei na estréia de filhos do Brasil, mas não dá pra fingir que estou satisfeita

    ResponderExcluir
  2. eu não votei no Lula... votei no Cristovam... mas concordo com o q vc disse, pensei a mesma coisa em relação aos outdoors...
    mas... o Lula está me decepcionando de uns tempos pra cá... e eu gosto tanto dele... aiai

    ResponderExcluir
  3. Eu votei nele na primeira, vez na segunda eu já não tive mais coragem. Fiquei decepcionado com o mensalão. E nos últimos meses tenho me decepcionado ainda mais... Agora eu só tenho uma crítica a fazer é quanto essa questão de cotas. Será que todo comercial da prefeitura, governo estadual ou federal temos que realmente colocar uma pessoa de cada cor? Será que eu não posso colocar um comercial do governo federal onde tenhamos somente uma pessoa negra falando? Ou só uma pessoa de origem indígena? E por que não somente uma pessoa de branca?
    Eu acho que pelo que eu vi na propaganda que você menciona eles só queriam atrelar a imagem do esporte com o futuro através das crianças. Será que o racismo não está virando paranóia ?

    ResponderExcluir
  4. Não vejo o racismo como paranóia. Acho que de fato tem poucos negros nos cursos mais disputados das melhores faculdades do país, nos altos cargos de empresas e na televisão. A mudança é inscipente, mas deve ser sim, monitorada com atenção por quem deseja que em 2016 e quem sabe antes, não haja mais necessidade de problematização desse tipo de questão.
    Somos um país que viveu quase 400 anos de escravidão. Nossa tradição de igualdade é frágil. Nesse momento não basta querer mostrar crianças esportistas, tem que lembrar que existem crianças negras.
    É a minha opinião.

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.