segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O Brasil é o país do futuro.

Ontem quando eu saí de uma peça no CCBB vi o final do show do Paulinho da Viola. Como é bonito ver "Um rio que passou em minha vida" ao vivo! Todo mundo começa a dançar, cantar e sorrir. Não sei se é possível não se contagiar com aquele espetáculo. Não foi a primeira vez que eu vi um show do Paulinho da Viola, mas nessa música a emoção foi inédita. Fiquei pensando no Brasil, no Rio de Janeiro e na Portela e me senti uma ufanista cheia de causa e cafonice. Me sinto assim também diante dos comerciais da Petrobrás que passam antes dos filmes no Odeon. Tenho vergonha do nacionalismo desmedido, mas não posso negar, compactuo com ele.
No dia da escolha do Rio de Janeiro para sede das Olimpiadas de 2016, fiquei rindo sozinha na rua de tão feliz. Quando vejo o Lula me emociono, gosto demais dessa nossa ausência de austeridade. As nossas poucas glórias nos fizeram permissivos e talvez desiludidos. Tem um lado bom nisso. A Argentina, que é uma eterna casa de avó, com tudo de mais delicioso que isso inclui, me parece ainda acreditar na Revolução (e nos mullets), assim como a mãe de uma grande amiga minha que hoje num almoço divertidíssimo no Árabe da Lagoa, me disse que o Socialismo está só começando. Não tenho argumentos. É uma questão de fé.
Estamos longe do fim do homem cordial, mas mastigamos cada pedacinho que nos interessa do que é dos outros para sermos fortes. Não ignoro a miséria, a fome e o baixo salário dos professores, mas cansei dessa retórica da perda. Quero tudo pra cima.

2 comentários:

  1. acreditar nos mullets é uma afirmação aguçada e pertinente. mais pertinente é pensar na própria historicidade e evolução do mullet. (ele evoluiu de certa forma e saiu 90 e 00 adentro).
    quanto aos comercias da Petrobrás sei direitinho isso.
    Você acha que aqui tem muita retórica da perda? eu acho que justamente não... ele tá é bem presente lá na casa da vó. Aqui eu acho que a onda tá sendo essa pra cima mesmo.
    saudações

    ResponderExcluir
  2. eu sou assim tb... e dei um grito sozinha dentro do ônibus qd o Rio foi escolhido pras Olimpíadas... todo mundo ficou me olhando com cara de maluca... rs

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.