quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A moça e o caderno.

Fui a Argentina em fevereiro de 2007. Lá eu comprei um caderno muito bonito. A capa dele é aquele quadro do Berni que tem uma moça lora com os olhos pintados, nua, só de meia calça sentada na cama e afastando com as mãos a cortina rosa. Dá pra ver a os edifícios da cidade do lado de fora, mas a mulher parece tão concentrada em si mesma que eu e talvez todo mundo, se sinta compelido a se deitar com ela.
Custou 14 pesos o meu caderno na lojinha do MALBA (Museu de Artes Latino Americano de Buenos Aires) e eu gostei tanto dele que nunca tinha tido coragem de usar. Por dentro as folhas são brancas, sem linhas, livres, permissivas e assustadoras. Nunca me senti capaz de adentrar aquele mundo. Não estava preparada.
Foi então que na última segunda feira a noite eu senti muita vontade de escrever, mas estava sem internet. Decidi usar um dos muitos caderninhos que guardo na minha mesinha de cabeceira. Cheguei a pegar um que ganhei de presente da minha irmã quando ela voltou de Portugal, mas não era a hora dele. Fui na prateleira de baixo e tirei o meu Berni da sacola plástica em que ele estava. Peguei minha caneta preta favorita e fui. Contei minhas angustias sem rasuras. Escrever no papel é muito diferente. É mais humano. A possibilidade de vacilar é maior. Se a letra sai feia temos que aceitar. Se há excesso de pronomes uso os parenteses para me desculpar, não posso desperdiçar meu caderno. Não posso.
E agora que me senti preparada para o mundo do meu caderno novo, posso tudo.

5 comentários:

  1. (você tocou num ponto que me fascina muito... esse coisa da caneta frente a folha em branco e as mãos num teclado...) Ana C. gostava de falar sobre isso quando ela batia algumas cartas para uma amiga. Mas nesse caso o elogio era pro teclado... um beijo.

    ResponderExcluir
  2. eu tenho problemas com coisas novas. acho que elas nunca me merecem. uma das minhas resoluções do reveillon passado foi usar o que eu tiver de novo. e hoje eu pus no banheiro um jogo de toalhas que eu ganhei no natal passado... ia fazer um ano no armário. (e eu mini-postei no seu blog) rs

    ResponderExcluir
  3. as tintas das minhas canetas lindinhas da Disney secaram porque eu tina pena de usá-las... e eram tão bonitinhas....
    (e fui à Disney sim, tinha 12 anos, em 97... aiai)

    ResponderExcluir
  4. exatamente dez anos antes de eu ir a Argentina. Que simbólico!

    ResponderExcluir
  5. Também tenho um certo tabu com algumas coisas. Não consegui usar ainda metade dos meus presentes de casamento.
    E toda vez que resolvo usar algum deles preciso dar um tom solene a coisa... E vou fazer 4 anos de casada...

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.