terça-feira, 12 de julho de 2011

Aquilo em que estamos loucos para acreditar.

Norma cairá do cavalo. Pouco vejo "Insensato coração", mas me interesso, como todo mundo, pela vingança vã de Norma, personagem mais uma vez interpretada de forma acertada por Glória Pires. Ela, que é mulher normal, se deixou enganar pelos olhos azuis de Leo, que é homem filho da puta. Por causa dele, foi presa, perdeu a dignidade e a candura. Fez, aconteceu e naquele tempo próprio das novelas, deu a volta por cima. Quis ter Leo em suas mãos, o humilhou e escravizou. Por que?
Porque o ama.
Um dia Norma pediu a um empregado para que sondasse o que Leo achava dela, agora que está rica e poderosa. Leo disse ao rapaz que foi em suas mãos que a patroa aprendeu a gostar de sexo. Ao saber disso, ficou visivelmente incomodada. Tenho a impressão de que em absolutamente nenhum momento essa moça escondeu sua paixão de si mesma e se novamente ele dissesse que a ama, de novo ela acreditaria.
Norma é louca pra acreditar que os olhos azuis de Leo podem ser seus, por mais impossível que isso pareça.
Ela é como Odete Roitman, que ao se apaixonar por Cesar Ribeiro, se esqueceu do bom senso. No diálogo de despedida desse, que é o meu casal preferido de todas as novelas, Cesar diz a Odete, enquanto ela chora na parede, que fez "das tripas coração" para fazê-la acreditar naquilo que ela estava louca pra que fosse verdade.
"Eu não sou uma pele bonita, não sou os meus vinte anos. Eu sou Odete Roitman e isso ninguém me tira. Você é um corpo sem nome." foram as palavras que ela disse ao amante, quando viu aguar o bom do amor.
Nenhum dos dois saíram por cima. Norma também não sairá.

3 comentários:

  1. Tu leu meu último post? Tem o mesmo título. É de propósito? O meu é mais antigo, o meu é mais antigo!

    ResponderExcluir
  2. Ceci...eu não perco a novela. Adoro. Fã mesmo.
    É óbvio que ela vai levar uma volta dele. Uma volta bonita porque ela está se enganando. No fundo ela queria que ele não fosse isso que ele é, um marginal. E ele a transformou em algo muito parecido com ele.
    Eles são demais!

    ResponderExcluir
  3. não vejo essa novela, nunca consegui! Acho que Gilberto Braga se perdeu - basta ver Vale Tudo pra perceber! Mas enfim, ela vai se dar mal, porque quando nos apaixonamos ficamos burras, muito burras - nessas horas tenho raiva de ser mulher! rs

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.