sexta-feira, 15 de julho de 2011

O último capítulo de Vale tudo.

Gilberto Braga certamente entende a música dos Beatles que diz "Get back to where you once belonged". Suas obras costumam levar os personagens ao encontro das próprias origens. Ontem, no último capítulo da reprise de Vale Tudo, isso ficou bem claro. Mas não foram só as histórias braguianas que fizeram esse retorno, o telespectador também participou do processo.
A novela, que começou com a festinha cafona de 21 anos de Maria de Fátima, terminou com a comemoração, também de pouco bom gosto, de dois anos de seu filho, Rafael. Em ambas, os olhos de sogra e o parabéns pra você faziam Fátima se dar conta que não queria aquele tipo de vida. No primeiro e no último capítulo, foi esse momento tão brasileiro, que fez a moça repensar suas circunstâncias e decidir por modifica-las, honestamente ou não.
E no principio dessa busca pela redenção, Fátima se hospedou no Copacabana Palace para impressionar o cafajeste por quem tinha se apaixonado, e que depois descobriu que era tão feito de invenções quanto ela.
Pois terminaram os dois no Copacabana Palace, felizes, vivendo junto a um principe italiano gay, outra mentira.
Raquel, mãe de Maria de Fátima, que a perdoou ao se lembrar do primeiro dia da filha na escola, "entrou séria, enquanto todas as outras crianças choravam", no início teve que vender sanduiche na praia pra sobreviver. No capítulo derradeiro, ela vai ao calçadão do Arpoador, compra sorvete num ambulante e some com seu amor, Ivan, pela multidão. Assim Vale Tudo termina. A música que tocava era "Isto aqui o que é" na voz do Caetano, no começo e no fim.
Nunca entendi tanto Maria de Fátima.
Nunca gostei tanto de Raquel.
Que saudade vou sentir.

Um comentário:

Conte-me tudo.