quinta-feira, 21 de julho de 2011

As pedras e você.

Nunca tinha entendido a frase inícial a música "Vinte e nove", que é a primeira do álbum "O descobrimento do Brasil" do Legião Urbana. Foi então que na terça feira, indo pra análise, comecei a ouvir Legião, em pé no metrô, por estar com raiva do mundo. Conheço essa música desde os 12 ou 13 anos e não me dei conta em nenhum momento do que esses versos querem dizer.
" Perdi vinte em vinte e nove amizades
 por conta de uma pedra em minhas mãos."
Sempre imaginei a pessoa com a pedra nas mãos, sem poder estende-lá ao amigo. Pra mim era isso. Foi então que, nessa manhã, compreendi que a metáfora é maior. Renato Russo leu a Biblia, usa citações sagradas em Monte Castelo" e em " Se fiquei esperando meu amor passar". Há outras vezes que Jesus aparece em suas letras, até, mas em "Vinte e nove" a coisa é mais sutil. A pedra nas mãos é a mesma que é atirada por quem julga não ter pecado.
Fiquei, naquele momento, pensando em todas as pedras que tenho nas mãos e nas que já me foram jogadas também. Fui andando pelo Largo do Machado, rumo a cura das doenças que essas pedras me causaram, parei no banco e quando estava sacando dinheiro, começou a tocar "La nueva giuventú", exatamente naquela parte que diz "Com você por perto eu gostava mais de mim". Essa eu já entendi faz tempo.

2 comentários:

  1. Amo essa música. "Quando você deixou de me amar
    Aprendi a perdoar e a pedir perdão."

    ResponderExcluir
  2. aaah, pois é, "Vinte e nove". Sempre gostei do lance da pedra, essa imagem. Pq eu estava sempre com as imagens do meu catoliscimo na cabeça, para mim sempre foi "a primeira pedra", sempre. Nem era uma pedra atirada (nele), era aquela que ele (e todo mundo) tem pronta.

    ai, ai

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.