sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O voto do Tiririca.

Meus votos no PT envolvem esperança, mas não ingenuidade. Confiei em Dilma Vana porque pra mim, além de ser evidente que ela é competente, forte e honesta, o governo Lula teve todos os méritos que eu esperava. No entanto sei que esquerda e direita, especialmente quando a esquerda está na situação, se confundem cada vez mais. Essa votação do valor do salário mínimo elucida bem isso.
A atual oposição,DEM e PSDB, que é direita desde pequenininha, defendeu o salário mínimo de 600 reais, que na prática não resolve o problema do brasileiro, mas seria um agrado bem vindo. A eterna esquerda, PSOL, queria um salário de 700 reais porque está ali para lembrar a nós todos que um outro mundo é possível. E a esquerda que governa mais ao centro, venceu com a proposta de 545 reais. Duro.
Não deixei deconfiar em Dilma Vana por conta disso e se vocês querem saber, acho difícil que algum acontecimento abale a minha admiração pela primeira presidente mulher do Brasil (acho feio falar presidenta), mas que é doloroso e estranhíssimo ver os seus candidatos votando por um salário mais baixo do queo resto do pessoal, disso não tenho dúvidas.
Sei, porém, que se a proposta foi essa é porque Dilva Vana sabe onde o calo aperta e pra não apertar mais, bancou com coragem esse aumento menos expressivo. Estar no poder é diferente de querer ter o poder. Quem tem rebola mais, a vida adulta nos ensina todos os dias.
Mas quero ressaltar aqui, o voto do deputado Tiririca, esse sim, em alguma medida, ingênuo. Seu partido é aliado do governo e, portanto seu voto teria que ir de acordo com o menor aumento. Acontece que na cabeça do homem mais votado do Brasil, as coisas são simples: Bom é aumentar salário. Ele está do lado dos bons, logo, ele votou pelos 600 reais.
Como explicar ao chucro ex-cantor de um sucesso só, que ele teria que estar do outro lado? Não é uma presidente do PT, meu Deus? Que problema! As inversões causadas pela pós modernidade não estão claras para o Tiririca. E as vezes também não estão claras pra mim.

3 comentários:

  1. Amiga, eu fico pensando, será que ele realmente é tão inocente assim?
    Será que ele realmente votou "errado"?
    Eu jamais votaria nele, mas não gosto de julgá-lo como ignorante e/ou inocente por ser talvez analfabeto, além de nordestino e palhaço de profissão.
    A resposta dele para o questionamento quanto ao voto me pareceu a mais coerente de todas.
    Quem sabe ele não pode nos surpreender?

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você. Ele pode nos surpreender. Sou totalmente contra essa onda dehorror a ele que surgiu depois da eleição. E achosim,muito interessante que o voto dele tenha sido errado, sendo uma decisão inocente ou não.

    ResponderExcluir
  3. Acho que o lance dessa "inocência" do Tiririca pode ser explicado assim: ele prefere votar no que ele realmente acredita ser bom, um maior aumento de salário, que votar num esquema do partido. E, até pela humildade dele, acredito que ele fará mais coisas assim, até se "contaminar" ou "receber umas dicas" de como proceder em votações, interesses maiores e afins.

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.