quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Dívida.

Cheguei de óculos escuros. Passei pelo detector de metais. Esperei minha vez. A atendente deve ter a minha idade. Unhas com algum esmalte rosa óbvio, provavelmente da Colorama, calça jeans, blusinha apertada e sombra nos olhos. Sobrava um pouquinho da barriga. Nada que a tornasse gorda.
Expliquei a ela que não tenho condições de pagar o que me cobram. Ela não é simpática. O atendente ao seu lado intervém. Vou embora sem resolver nada.
Tenho pesadelos com as palavras dela: "Para a vida inteira", quase um casamento.
Volto outro dia escondendo a vergonha. Finjo não me importar com a humilhação que é não ter dinheiro. Simpática realmente ela não é, mas consigo estabelecer algum diálogo. Deus me livre encontrá-la na rua!
Já sofri muito por amor. Só eu sei. Mas não ter como pagar uma dívida é, claramente, a dor mais degradante que se pode sentir.
Começa o mês e eu volto ao Banco. Ela está mais magra, dessa vez de calça social. Está mais bonita. Ri com os colegas e fala de assuntos alheios a mim enquanto analisa a minha situação pelo computador.
Novamente não resolvo nada e o pior, quase choro.
Não estou me recusando a pagar, só preciso de parcelas menores.
Saio de lá me sentindo uma merda. Professora, gordinha, sem dinheiro. Ela é o gigante Golias naquele ar condicionado potente, cheia de bijouterias, com o nome limpo e o esmalte sem classe.
Me pergunto onde foi que eu cheguei. Seja lá qual tenha sido o pecado que eu cometi, estou pagando.

7 comentários:

  1. Eu lembro da moça que trabalhava lá em casa e dizia sempre "ninguém nunca foi preso por pagar as contas". Era meu mantra quando a economia era tanto de eu chorar por não poder gastar 5 reais na manicure.

    Dias melhores virão, querida. É o que dizem.

    ResponderExcluir
  2. "Professora, gordinha, sem dinheiro" que merda mesmo

    ResponderExcluir
  3. Quem te disse que ela não deve dinheiro ao banco?

    ResponderExcluir
  4. pobre sim, esmalte óbvio nunca!!

    ResponderExcluir
  5. Ia falar a mesma coisa da Dany... quem garante que ela nao esta lotada de dividas?? A maioria de nos esta!! Com certeza dias melhores virao, pelo menos a gente tem que tentar ser positiva!

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.