quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Henrique Campos Monnerat

Hoje eu li no livro de Sociologia dos meus alunos uma frase do Drummond que diz que a Democracia é o sistema político em que o povo imagina estar no poder. Achei sensacional a frase e comecei a discutir com eles quais são os métodos utilizados pelo sistema democrático para iludir as pessoas. Fomos, juntos, eu e vários adolescentes, nos dando conta de que o voto é uma mentira. Foi aí que os indaguei sobre quais as possibilidades de nós passarmos a dar as rédeas da realidade em que vivemos. E me lembrei do meu amigo Henrique, que está organizando esse movimento de resistência ao aumento abusivo da passagem da barca Rio-Niterói.
Henrique é historiador formado pela UFF, mestrando em Teoria Literária pela UFRJ. Vendeu cachorro quente na praia de Icaraí para conseguir fazer um intercâmbio de um ano em Buenos Aires. É gay assumido. Tem opiniões corajosas e drásticas sobre tudo. Adora a Alcione. Já leu todos os poetas e quase todos os livros importantes e por isso mesmo é muito solidário com o que sabe. Pisciano sensivel, cheio de amigos, decidiu não ser desrespeitado mais uma vez. Levantou cartazes na estação Araribóia com dizeres contrários a tarifa extorciva e foi segurado covardemente por um segurança enorme, desses que devem ganhar um salário mínimo. Quando vi no youtube a cena do meu bravo amigo Henrique sendo detido por aquele brutamontes me lembrei do menino chinês que enfrentou o tanque naquela foto famosa. Pensei que Henrique, como eu, é professor do estado e ganha setecentos e poucos reais por mês. Me lembrei das paixões de Henrique, do amor com que sempre tratou a mim e a todos os seus amigos. Recordei o dia da vitória de Dilma Vana, quando saímos juntos para comemorar.
Henrique, coração de São Gonçalo, me lembra José Celso. Tenho orgulho dele.
Foi aí que contei aos meus alunos, todos ricos, viajados e moradores de condomínios fechados, que ele sim, foi atrás dos seus direitos. Henrique nunca esteve na sala de jantar. Eu o admiro muito.

5 comentários:

  1. Henrique é lindo. Meu irmão, minha familia!

    ResponderExcluir
  2. Foi ideia dele ? http://oglobo.globo.com/rio/manifestantes-protestam-contra-reajuste-da-tarifa-das-barcas-em-niteroi-4108285

    ResponderExcluir
  3. Ai Cecília, assim você me mata!

    ResponderExcluir

Conte-me tudo.